A StoraEnso foi reconhecida pelo Ethisphere Institute com uma das 100 companhias mais éticas no mundo. Ela está listada no segmento de reflorestamento, papel e embalagem. O Ethisphere Institute , com sede em Nova York, é líder internacional em pesquisas dedicada à criação, avanço e compartilhamento das melhores práticas em ética nos negócios, responsabilidade social corporativa, ações anticorrupção e sustentabilidade.
O processo de seleção é realizado com base na metodologia desenvolvida por um comitê que ajudou o Ethisphere Institute a criar uma forma de contabilização para o prêmio WME (Worlds Most Ethical Companies). O comitê é integrado por destacados professores universitários, altos funcionários de governo, advogados, e líderes da organização.
A Stora Enso é uma das líderes mundiais no setor de produtos florestais, produzindo papel e cartão para as mais diversas finalidades, além de produtos derivados da madeira. Sua origem remonta ao século XIII, quando teve origem a atuação de mineração na Suécia. Em 1998, já como uma das líderes européias no setor de produtos derivados de madeira, a Stora se fundiu com a Enso, da Finlândia, outra das líderes do setor, dando origem à Stora Enso, reconhecida mundialmente por sua atuação baseada nos princípios da ética e da tripla sustentabilidade.
A nomeação As mais éticas companhias do mundo, segundo o Ethisphere Institute , reconhece empresas que vão além de fazer negócios eticamente, e efetivamente fazem das palavras sua ação. De acordo com a organização, os ganhadores do prêmio demonstram liderança ética real e sustentada dentro de suas empresas.
O Ethisphere Institute conduz uma análise de dados das companhias com base nas respostas de pesquisas, além de documentos e informações levantadas a pedido do instituto. Cada concorrente recebe pontos baseados nos resultados da pesquisa que são medidos em sete categorias diferentes: Cidadania e Responsabilidade Corporativa; Governança Corporativa; Inovação que contribui para o bem-estar público; Liderança da Indústria, Grau de liderança dos altos executivos; Reputação legal e reguladora; e Sistemas internos e ética e respectivos programas de conformidade. Tornam-se vencedoras aquelas empresas com maiores escores.
A StoraEnso é uma empresa de origem sueco-finlandesa com atuação global como fabricante de celulose, papel, papel cartão e produtos florestais, que emprega aproximadamente 27 mil pessoas nos 35 países onde atua. Na América Latina a empresa participa com 50% do capital da Veracel Celulose S.A., localizada na Bahia, produz papéis editorais revestidos no Paraná e tem plantações de eucaliptos e pinus no Rio Grande do Sul e no Uruguai, além de escritórios de venda de papel no Brasil, Argentina, Chile e México..
(Texto encaminhado por E-mail ao Ambiente JÁ, 15/04/2010)