O laudo sobre os resíduos de óleo coletados nas areias do Litoral Norte na última semana é aguardado pela Prefeitura de Imbé nesta quarta-feira. De acordo com a engenheira ambiental Minuche Marchini, o material foi encaminhado para o Laboratório Pro Ambiente de Porto Alegre, que deve determinar seu tipo e origem.
O óleo recolhido na beira da praia foi condicionado em tambores e big bags, recipientes próprios para o armazenamento deste material para evitar o seu contato com o ambiente. Depois de identificado, o produto deve ser levado para um aterro de resíduos classe 1, devidamente licenciado.
Foram recolhidas aproximadamente 2,5 toneladas do material nas praias de Santa Terezinha, Albatroz, Harmonia, Mariluz, Nordeste e Centro - numa extensão de 5 quilômetros.
Mais manchas foram detectadas em Imbé na terça-feira e, conforme o responsável pela fiscalização da Fepam no Litoral Norte, geólogo Mattos´Além Roxo, são resquícios do material identificado na última semana. Ele destaca ainda que a origem do material, possivelmente descarregado em alto-mar, está sendo investigada pela polícia.
(Jornal VS, 15/04/2010)