Um censo da produção de florestas plantadas no Rio Grande do Sul vai marcar a primeira etapa do Programa Florestal – RS, anunciado no início da noite de ontem pelos secretários da Agricultura, Gilmar Tietböhl, e do Meio Ambiente, Giancarlo Tusi Pinto, na abertura da 2ª Feira da Floresta. O evento, que começou ontem e estende-se até amanhã, em Gramado, reúne empresas da cadeia florestal.
O Estado vai aplicar R$ 1,9 milhão na primeira fase do projeto, que até o final do ano deve concluir o levantamento que pretende identificar o tamanho da área plantada com florestas no Estado, além das variedades produzidas e o perfil do produtores. Pelo menos 40 técnicos da Emater devem atuar no estudo, segundo a presidente do órgão, Águeda Mezomo.
Com os dados do censo, a Emater pretende iniciar um mutirão de incentivo à produção de variedades florestais como eucalipto, pinus, acácia e erva-mate. O objetivo é incentivar o plantio de florestas dividindo espaço com outras atividades, como a pecuária.
O produtores interessados no plantio ainda devem contar com assistência técnica de outras entidades que participam do programa, como a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) e o Sindicato Intermunicipal das Indústrias Madeireiras do Estado. Roque Justen, presidente da Ageflor, assegura que, com o mapeamento e o incentivo, será possível planejar a implantação de indústrias.
(Por JOÃO GUEDES, Zero Hora, 15/04/2010)