Biólogo afirma que caso é comum e que animal pode ter ingerido lixo no mar.
Uma tartaruga marinha foi encontrada morta nas areias do balneário de Mariluz, em Imbé, no Litoral Norte. De acordo com o biólogo do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), Maurício Tavares, o animal é conhecido como tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta).
"Essa espécie normalmente morre vítima de capturas acidentais em redes de pesca (em geral a pesca predatória de arrasto) ao longo do litoral gaúcho e é comumente encontrada morta na beira da praia" destaca.
Tavares faz parte do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars), que monitora o litoral gaúcho desde 1991. Ele aponta que, neste período, 50% das tartarugas marinhas encontradas mortas nos monitoramentos são desta mesma espécie.
Segundo o responsável pela fiscalização da Fepam no Litoral Norte, geólogo Mattos´Além Roxo, a morte não tem relação com a mancha de óleo identificada no mar na semana passada, entre Cidreira e Imbé. "A causa mais provável é que ela tenha ingerido alguma sacola plástica, confundindo com comida", afirma.
O biólogo do Ceclimar confirma e ressalta que, infelizmente, está aumentando o número de casos de animais que ingerem o lixo jogado pelo homem no mar. "O que tem que ser feito é um trabalho de educação ambiental com a população", reforça.
(Jornal VS, 15/04/2010)