A atitude do engenheiro agrônomo Carlos Alberto Dayrell, então estudante, de impedir o corte de uma tipuana na Capital, em 1975, é um dos temas do Dia Nacional da Botânica, celebrado em 17 de abril. A exposição Despertar da Consciência Ecológica relembra a ação ocorrida na avenida João Pessoa, a partir de reproduções de matérias dos jornais da época. A mostra vai até o dia 22, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1233).
A idealização é do jornalista Sérgio Becker. Em 1975, ele registrou o episódio para o jornal O Estado de São Paulo. "Eu estava dentro de um ônibus indo para o trabalho quando vi várias pessoas em volta da árvore. O faro jornalístico fez com que eu descesse para ver o que era. Acabei acompanhando todo o episódio." Para o jornalista, o fato marcou o início das discussões voltadas para o meio ambiente no Brasil. "A partir daquela ação individual foi criada a Secretaria de Meio Ambiente em Porto Alegre, a primeira do país em nível municipal", disse.
Dayrell vive em Viçosa (MG). A tipuana está até hoje na avenida João Pessoa, "o que prova que não precisava sair dali", disse Becker.
(Correio do Povo, 15/04/2010)