A prefeitura de Porto Alegre autorizou ontem o Centro Social Marista (Cesmar), localizado na zona Norte, a desenvolver o Projeto Eco Óleo, que transformará em biodiesel o óleo de cozinha que seria descartado. A usina, que foi construída no laboratório do Cesmar, terá capacidade para produzir até 16 mil litros de combustível por mês.
O projeto será realizado em parceria com a iniciativa privada, e conta com o apoio da PUCRS e da empresa RSBIO. O dinheiro necessário será repassado pelo governo federal, por meio de convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia.
A autorização foi entregue pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). De acordo com o titular da pasta, Professor Garcia, uma parte do que for produzido pelo Cesmar será utilizada na frota de veículos da secretaria. "Esse trabalho será realizado em formato de rede. Assim, cada participante contribui e, ao mesmo tempo, recebe uma parcela da produção", explicou o secretário. A atividade foi autorizada pelo período de quatro anos.
A usina para fazer a transformação do óleo - que custou em torno de R$ 221 mil - já está instalada. A expectativa é de que em maio as atividades sejam oficialmente inauguradas. Até lá, a direção do Centro Social Marista planejará como será o processo de recolhimento e armazenamento do óleo usado.
Segundo a vice-diretora do Cesmar, Rose Canabarro, a ideia é que haja participação direta da comunidade nessa atividade. "Estamos articulando um processo de troca em que, para cada litro de óleo entregue, haverá um pagamento", afirmou ela. Além disso, parte do biodiesel produzido será utilizado em ações sociais nas cooperativas da região. Um dos exemplos é a produção de sabonete. "Esse projeto poderá tornar-se no futuro uma fonte de renda permanente, além de ser uma ação importante de educação ambiental", concluiu Rose.
(Correio do Povo, 15/04/2010)