A Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa promoverá, nesta quinta-feira (15), a terceira audiência pública sobre os impactos da Indústria de Fosfatados Catarinense (IFC), a ser implantada no Vale do Rio dos Pinheiros, no município de Anitápolis, Grande Florianópolis. O evento acontecerá no Centro Cultural e Social Santo Antônio, no Centro Histórico de Laguna, às 19 horas.
Duas audiências públicas sobre o tema já foram realizadas, em Florianópolis e Braço Norte. A escolha de Laguna para sediar o terceiro encontro deve-se ao fato de o município estar localizado na parte baixa da Bacia do Rio Braço do Norte, junto ao complexo lagunar, que poderá ser impactado pela atividade de mineração.
A discussão está sendo coordenada pelo deputado Décio Góes (PT), que requereu a audiência. O objetivo é discutir com ambientalistas, empresários, pescadores, agricultores, dirigentes da IFC e a população em geral a situação do licenciamento ambiental, a ação civil pública que está tramitando na Justiça federal e os impactos socioambientais decorrentes da instalação do empreendimento.
(Por Patrícia Schneider de Amorim, Ascom Alesc, 14/04/2010)