A implantação do Projeto Portais da Cidade elevará Porto Alegre à condição de cidade referencial em transporte na América Latina. A projeção é da vice-presidente de Infraestrutura da Corporação Andina de Fomento (CAF), Soraya Azan.
As obras deverão ter início ainda este ano, e o início de funcionamento está previsto para novembro de 2013. O diretor do Centro de Transporte Sustentável do Instituto de Recursos Mundiais, Luis Gutiérrez, explica os benefícios da iniciativa. "A imagem urbana da Capital mudará, garantindo mais conforto na circulação, mais saúde para as pessoas, menos acidentes no trânsito e mais rapidez nos deslocamentos", ressalta. Ele observa que os Portais da Cidade virão acompanhados de ônibus modernos, de ampla capacidade e reduzida emissão de poluentes.
A medida, de acordo com Gutiérrez, possibilitará o controle de tráfego em tempo real e maior acessibilidade. O novo sistema de circulação e transporte tipo Bus Rapid Transit (BRT) teve o financiamento de 100 milhões de dólares, captados junto à CAF, aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos da União. Também estão garantidos financiamentos federais para obras nos corredores exclusivos das avenidas Protásio Alves e Assis Brasil.
(Correio do Povo, 11/04/2010)