A manifestação contra os grandes projetos hidrelétricos, em especial o de Belo Monte, no Pará, será na manhã desta segunda-feira (12/4) em Brasília com concetração na Torre de Televisão.
Cerca de 700 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) de diversos estados, lideranças do Parque Indígena do Xingu, e ribeirinhos e indígenas de Altamira realizam em Brasília nesta segunda, 12 de abril, um protesto contra os grandes projetos hidrelétricos do governo e, em especial, a usina de Belo Monte.
A concentração ocorrerá a partir das 8h da manhã em frente à Torre de Televisão, e a marcha de protesto percorrerá a Esplanada dos Ministérios - Ministério do Meio Ambiente, Congresso Nacional, Ministério da Justiça, Ministério das Minas e Energia, Ministério da Indústria e Comércio e ANEEL.
O protesto exigirá o cancelamento da Licença Prévia e o Leilão de Belo Monte, marcado para o dia 20 de abril, bem como o deferimento das Ações Civis Públicas do Ministério Público Federal no Pará, ajuizadas na última quinta feira (8/4), dando conta de inúmeras inconstitucionalidades no processo de licenciamento da obra.
Serviço:
O que: protesto contra a usina de Belo Monte
Quando: dia 12, a partir das 8h
Onde: Torre de Televisão e Esplanada dos Ministérios
Para mais informações:
Alexania Rossato (MAB): (61) 9922-6052
Patrícia Bonilha (Rede Brasil): (61) 8106-5336
Verena Glass: (11) 9853-9950
Convocam o ato:
Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)
Movimento Xingu Vivo para Sempre
Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab)
Conselho Indigenista Missionário (Cimi)
Instituto Socioambiental (ISA)
Rede Brasil
Amigos da Terra - Amazônia Brasileira
(ISA, 10/04/2010)