A Companhia Riograndense de Mineração do Governo do Estado é apoiadora da 4ª edição do curso de formação de Vigilantes Ambientais, do programa de capacitação de multiplicadores em educação ambiental da OSCIP Vigilantes Ambientais. O evento acontecerá neste sábado (10), as 9h30, na Escola Nely Betemps, na Vila João Emílio, em Candiota.
O diretor-presidente da CRM, Telmo Kirst, fortalece a importância desta parceria. "O desenvolvimento não está atrelado apenas a índices econômicos. Não se pode esquecer a questão social, o lado humano da comunidade. E neste quesito o meio ambiente preservado influi muito, por isso é importante instruir as pessoas para que elas disseminem nas suas casas e no seu círculo social que nós somos parte e somos afetados pelo ambiente em que vivemos", explica Kirst.
O programa de capacitação de multiplicadores da educação ambiental será realizado de forma diferenciada nesta edição. As atividades serão descentralizadas da sede do município de Candiota, atendendo também outras comunidades. Este ano, as ações acontecerão na Vila João Emílio, envolvendo a Associação de Moradores e a Escola Nely Betemps, que serão parceiros do projeto.
O curso será realizado ao longo do ano com encontros mensais, onde são abordados temas como: boas maneiras, proteção animal, arborização, incêndios e queimadas, água, lixo e reciclagem e vandalismo urbano, visitas a empresas locais. Participam estudantes, professores e voluntários, potencializando a criação de grupos de interação e multiplicação de ações socioambientais ao restante da comunidade.
(Governo do RS, 09/04/2010)