Contêineres terão compartimentos separados para lixo seco e orgânico
Prevista para ser implantada a partir de maio, a coleta automatizada vai estimular a separação do lixo doméstico. O sistema mecanizado vai utilizar contêineres que serão instalados em pontos já definidos. Neles, a população poderá depositar resíduos, em qualquer hora do dia, sem que eles poluam a cidade ou possam ser espalhados por animais. Com divisão interna, cada contêiner armazenará lixo seco e orgânico de forma separada.
O recolhimento dos dejetos depositados vai ser feito por meio de um caminhão compactador. Com braços mecânicos, o lixo será despejado em compartimentos e, um segundo veículo, equipado especificamente para a higienização, evitará o acúmulo de resíduos e o mau cheiro. De origem europeia, o sistema une tecnologia e rapidez e já foi adotado em cidades como Caxias do Sul e Pelotas. A previsão é de que, no dia 2 de maio, o município comece a receber os primeiros dos cem contêineres destinados às esquinas do centro de Venâncio.
Em relação à usina de triagem, nada foi definido ainda. Até o momento tanto os resíduos secos como orgânicos são destinados ao aterro sanitário de Minas do Leão. A intenção da prefeitura é fechar contrato com uma empresa que se comprometa em administrar a usina e, assim, reativar os trabalhos de reciclagem. O secretário do Meio Ambiente, Fernando Heissler, está de férias até o dia 16, mas a funcionária da pasta, Thaís Brum ressalta que as negociações estão sendo intensificadas.
(Folha do Mate, 07/04/2010)