Com o desafio de cortar pela metade o número de sacolas plásticas entregues aos clientes de suas lojas em todo o Brasil até 2013, o Walmart Brasil comemora números expressivos no balanço de suas iniciativas. O conjunto das ações já fizeram com que mais de 60 milhões de sacolas plásticas deixassem de ser consumidas desde 2007 na região Sul - o que representa 11% a menos, afirma José Osvaldo Leivas, vice-presidente do Walmart Brasil.
A primeira das iniciativas, iniciada em junho de 2008, é a oferta de sacolas retornáveis de algodão. Só no RS, os clientes já adquiriram 446 mil unidades nas 91 lojas Big, Nacional e TodoDia. A peça é vendida a R$ 2,50, valor que é subsidiado pelas redes e é um dos menores do mercado.
Implantado no Estado em maio de 2009, o programa Cliente Consciente Merece Desconto já evitou que mais de 5 milhões de sacolas plásticas fossem depositadas na natureza. O número é também significativo pela recompensa financeira: valor superior a R$ 150 mil foi concedido em desconto aos clientes que recusaram a tradicional embalagem.
(Correio do Povo, 08/04/2010)