O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ridiculari-zou ontem a nova política nuclear de seu colega norte-americano, Barack Obama, que deixa aberta a opção do uso de armamento atômico contra a República Islâmica. Ele advertiu ainda que os EUA poderão receber uma res-posta "contundente". "Políticos materialistas, quando perdem para a lógica, imediatamente colocam o dedo no gatilho, como cowboys", salientou Ahmadinejad em discurso transmitido ao vivo pela televisão estatal.
"Senhor Obama, você é novo na política. Espere até você suar e ganhar alguma experiência. Seja cauteloso para não ler o papel na sua frente ou repetir qualquer declaração recomendada", continuou o ultraconservador iraniano. "Políticos norte-americanos maiores do que você, mais provocadores do que você, não puderam fazer nada."
Na terça-feira o secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, disse que seu governo descarta utilizar armas nucleares contra países que não possuem este tipo de arsenal, mas considera que "todas as opções estão sobre a mesa" em relação ao Irã e à Coreia do Norte. "Espero que as declarações não sejam verdadeiras. Obama ameaçou com armas nucleares e químicas os países que não se submetem aos Estados Unidos", disse Ahmadinejad. "Tenha cuidado. Se seguir os passos do ex-presidente George W. Bush, a resposta das nações será tão contundente quanto a que obteve Bush", acrescentou.
O presidente iraniano também ameaçou Israel, que acusou de estar preparando-se para voltar a atacar Gaza e, que, segundo ele, "acabará com vossa feliz existência". "Se voltar a cometer o erro do passado e atacar de novo Gaza, Líbano, Palestina ou Síria, os povos da região vão responder", ameaçou.
(JC-RS, 08/04/2010)