O núcleo das Produtoras Rurais de Sant' Ana do Livramento com apoio do Sindicato Rural, no dia 31 de março, realizou uma visita à escola rural Walter Elizalde Osório, localizada na Coxilha São Rafael, a fim de passar aos 95 alunos que lá estudam uma mensagem de conscientização ambiental, que foi transmitida de uma forma dinâmica e motivadora, através da apresentação de um espetáculo teatral sob a responsabilidade da Academia Pe com Pe, que abordou de maneira descontraída a respeito da separação do lixo, compostagem, entre outros assuntos pertinentes.
As produtoras ficaram encantadas com a disciplina dos alunos e com o trabalho realizado pela direção, professores e funcionários da escola, mas, principalmente, com a responsabilidade social que a Agropecuária Corrêa Osório tem com a escola. "Ceder um pedaço de terra para a construção da escola foi um gesto de grande doação. É muito bonito ver que a família Corrêa Osório nunca deu as costas para a escola e sempre contribui para o crescimento da mesma não só com recursos materiais e suporte, mas também com responsabilidade social. Foi muito bonito ver o comprometimento das pessoas que trabalham lá, inclusive dos alunos que chegam a viajar três horas até a escola para terem a oportunidade de estudar", Soila Corrêa Ribeiro.
As demais produtoras destacaram também o bom número de transportes escolares que ficam à disposição dos alunos que contribuem com a função social. E, principalmente, ter uma escola rural perto de propriedades, faz com que as famílias de trabalhadores rurais se mantenham no campo, sem precisar ficar divididas em função dos estudos de seus filhos. A Escola Rural homenageia o produtor Walter Elizalde Osório dando-lhe seu nome, devido à doação do campo que ele fez e por dedicar-se à ela com carinho, responsabilidade e compromisso. "Meu pai tinha esse ideal. Ele doou o material e se doou também. E toda boa atitude é recompensada", declarou Rosa Maria, filha de Walter Osório.
Na ocasião estavam presentes o vice-prefeito de Quaraí, João da Luz, e o Secretário de Educação e Cultura, Saul Rosa de Castro e representantes da Emater, que sortearam três bicicletas entre os alunos.
Incentivo
O produtor rural Antonio Carlos Osório, representante da Agropecuária Corrêa Osório, realizou durante a ocasião, o lançamento do "Concurso Literário Antônio Carlos Elizalde Osório", onde as crianças redigirão textos a respeito da temática Meio Ambiente, para que o próprio poeta que intitula o concurso escolha o vencedor que receberá um prêmio.
Avaliação
A produtora rural Beatriz Brochado considerou a visita à escola, muito positiva e enriquecedora. "Nós achamos que através da Operação Campo Limpo nesse escola, nós iríamos ajudá-los em relação aos cuidados com o meio ambiente, mas nós também voltamos enriquecidas de ver tanta integração entre a direção, professores, funcionários, produtores rurais e alunos. Foi muita satisfação ver uma escola com uma estrutura igual ou maior que na cidade. Eu voltei plena, foi lindo poder participar dessa ação".
Tanise Carrrali, atriz da Academia Pe com Pe, também voltou muito satisfeita da apresentação na escola, pois um dos objetivos da escola de teatro, também é a responsabilidade com o meio ambiente.
(A Platéia, 06/04/2010)