Está previsto para o final de agosto a entrada em operação da primeira unidade geradora da Usina Hidrelétrica (UHE) de São José, no RS. A segunda turbina entrará em funcionamento em setembro.
Executada pela Alusa, a obra localizada no rio Ijuí, que corta os municípios de Cerro Largo, Salvador das Missões, Rolador, Largo e Mato Queimado, terá potencial nominal de 51 MW (25,5 MW cada turbina).
A empresa assumiu obra em maio do ano passado e, desde então, introduziu mudanças na gestão de recursos. "Hoje, 80% das obras civis estão concluídas, o que permite a aceleração dos trabalhos de montagem eletromecânica", destaca o diretor operacional da Alusa, Maurici Novoa. O reservatório tem área de 23,5 quilômetros quadrados.
Os seis vãos dos vertedouros estão liberados para a montadora; no dia 15 de fevereiro foi liberada a montagem da unidade geradora 1. A outra unidade começa a ser montada em abril. No período de pico, a obra contou com 1.100 trabalhadores, 40% dos quais recrutados na região. A Alusa, em parceria com a Prefeitura de Cerro Largo, está reformando uma creche municipal.
(Correio do Povo, 05/04/2010)