JÁ Editores está liquidando o estoque de títulos que vai reeditar para a Feira do Livro de 2010, numa promoção conjunta com a Palavraria Livraria e Café. Preços a partir de 5 reais.
São obras valiosas, algumas com desconto de até 80%. A promoção vai até 25 de abril, ou enquanto durar o estoque. Há preciosidades como o livro Textos Escolhidos, de Carlos Reverbel, que reúne quatro obras de um dos maiores jornalistas brasileiros. Uma delas, Capitão da Guarda Nacional, é o melhor perfil já feito do escritor Simões Lopes Neto, resultado de pesquisas pioneiras que o repórter Reverbel fez para a Revista do Globo e Correio do Povo. Ele foi o “descobridor” de Simões Lopes Neto. Restam poucos exemplares desta coletânea de textos de qualidade e atualidade surpreendentes.
Outra obra fundamental para quem se interessa por história e literatura é Patrulha de Sete João, uma “reportagem literária” que incorpora recursos narrativos da literatura sem descuidar da apuração jornalística. É o livro de estréia do jornalista Euclides Torres, que acumula consistente conhecimento histórico de mais de três décadas em grandes redações ¬– Folha da Manhã, O Globo, Gazeta Mercantil, entre outros. Torres conta a desdita do alemão Joseph Meurers no Rio Grande do Sul, a partir de um diário escrito na segunda metade do século XIX, até a guerra civil de 1893, a chamada Revolução da Degola.
Na mesma linha está o livro-reportagem Lanceiros Negros, trabalho pioneiro sobre a participação dos escravos nas revoluções gaúchas, assinado por dois jornalistas, Geraldo Hasse e Guilherme Kolling. Nos livros de história, encontram vultos indefinidos, mitificados até como os Lanceiros Negros do título, mas sem nome, sem identidade, sem direito à história.
Para historiadores, material de pesquisa primário nas biografias de Protasio Alves, Zecca Netto, Chananeco, entre outros. Na área de meio ambiente, a biografia do pioneiro Roessler e reportagens sobre temas ambientais, sem desprezar o contexto econômico e social – silvicultura, petroquímica, livros mais vendidos fora do Estado .
JÁ Editores também resgatou do esquecimento a literatura de Rivadavia Severo, com o romance Visão do Pampa, que contempla a metamorforse social do gaúcho escrita ainda antes de Cyro Martins falar do “gaúcho a pé”. E, é claro, títulos sobre jornalismo e imprensa, como o clássico ensaio Jornalismo e Literatura, originalmente publicado em 1955, do imortal Antonio Olinto, que brindou a editora com um capítulo inédito antes de morrer, em 2009.
A Palavraria fica da rua Vasco da Gama, 165, no Bom Fim (quase esquina com a Fernandes Vieira). Telefone: 3268-4260, www.palavraria.com.br, trabalha com tele-entrega e venda on line. Funciona de 2ª a sábado, das 11 às 21 horas.
(JornalJÁ, 01/04/2010)