O Rio Grande do Sul contará com seu inventário florestal. A assinatura de um termo de cooperação entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a realização do Inventário Florestal Estadual/Nacional ocorreu nesta quarta-feira (31), na sede da Sema, com a assinatura do documento pelo secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, e o diretor do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente (MMA), José Natalício Macedo Silva.
O levantamento constava entre as ações prioritárias do secretário Berfran desde que ele assumiu a pasta, no início de 2009. Serão necessários cerca de R$ 6 milhões para a realização do inventário, recursos que serão divididos entre a Sema e o MMA.
Segundo o secretário, o inventário florestal vai permitir o monitoramento da produção florestal, fornecendo informações sobre a qualidade e distribuição florestal, detectando as mudanças na vegetação, no solo e no clima, estabelecendo séries temporais para análises de cenários e tendências. “Desta forma e com estes dados, podemos agir preventivamente”, disse o secretário.
De acordo com Berfran, trata-se do maior pólo da silvicultura nacional. O setor madeireiro, moveleiro, de celulose e outros da cadeia produtiva do arranjo florestal é um dos expoentes da economia gaúcha. “Portanto, é fundamental para a economia, para o setor e para o Estado que tenhamos este instrumento que subsidie as formulações das políticas públicas de desenvolvimento, uso e conservação ambiental. Com o inventário, o RS produzirá informação para também abastecer a elaboração de acordos e convenções internacionais relacionadas ao clima e à biodiversidade”, disse ele.
Também participaram da reunião Leonel Freitas Menezes, da Ageflor, Maria Isabel Chiappetti, do Comitê Estadual Reserva Biosfera da Mata Atlântica, a engenheira florestal do Departamento de Licenciamento do Defap, Lúcia Dilélio, a coordenadora do Projeto de Conservação da Mata Atlântica no RS, Vera Pitoni, além do secretário adjunto da Sema, Giancarlo Tusi Pinto, do diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap-Sema), Rafael Ferreira,do professor Doadi Antônio Brena, da Ageflor e Normélio Eckert, da Comitê da Base Florestal da Fiergs.
(Sema, 31/03/2010)