O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, está se despedindo da função em que atuou nos últimos três anos. Terra dedicará seu tempo a partir de agora à sua campanha pela reeleição à Câmara Federal. Um dos últimos desafios do secretário é conter a epidemia de dengue que ocorre no Noroeste gaúcho, principalmente no município de Ijuí, onde já há a confirmação de 2.651 casos da doença.
"O número de novos casos diários está caindo e estabilizando. Hoje (ontem) ocorreu a última das cinco sessões de dedetização com o fumacê em Ijuí. Devemos ter o impacto disso daqui a 14 dias", afirmou ele ontem em entrevista coletiva. Segundo Terra, o trabalho da Secretaria Estadual da Saúde (SES) é forte para evitar que a epidemia chegue a Porto Alegre e à Região Metropolitana. "Nosso medo continua sendo de que a dengue se espalhe por outros municípios e que chegue à Capital, pois aí ocorreria uma explosão de casos da doença. O foco hoje é em Ijuí e nós temos conseguido controlá-lo naquela região", disse.
O total de casos de dengue no Estado é de 3.253, sendo que o mosquito que transmite a doença está presente em 56 municípios gaúchos. Terra destaca a dificuldade em se combater a doença. "É difícil fazer o mosquito desaparecer. Ele havia quase desaparecido, mas retornou em razão do aumento do lixo nos centros urbanos. Entretanto, enquanto não tiver vacina contra a dengue, temos de continuar correndo atrás do inseto", observou.
Durante o encontro com os jornalistas, o secretário também falou sobre a baixa procura para se vacinar contra a Gripe A nos postos de saúde. "Não temos tido fila nos 1,7 mil postos que estão vacinando. Se não temos um número maior de pessoas vacinadas é porque a população não está indo procurar o serviço. Não é por falta de vacina nem por falta de atendimento. Achávamos que a procura seria maior, devido à repercussão que a epidemia de Gripe A teve no ano passado. Desde novembro não temos mais casos aqui. Em razão disso, as pessoas acabam relaxando um pouco, não está fazendo frio e elas não estão ficando gripadas. No final, acredito que atingiremos a meta de vacinar 80% da população dessa etapa da campanha", enfatizou Terra.
Apenas cerca de 26,2% das crianças com menos de dois anos de idade e 21,1% das gestantes foram imunizadas. No Rio Grande do Sul, foram vacinadas até ontem 310.746 pessoas. Já receberam a proteção 128.815 profissionais da área da saúde, 12.367 indígenas, 27.029 gestantes, 91.304 doentes crônicos, 49.900 crianças pequenas e 1.331 adultos.
O titular da SES fez um apelo para que as pessoas procurem os postos para receberem a imunização. Ele também solicitará aos municípios que abram os postos na Sexta-Feira Santa, data de fechamento da segunda etapa da estratégia nacional de vacinação.
(Por Juliano Tatsch, JC-RS, 30/03/2010)