A paisagem da zona Sul da Capital está mudando com a organização dos canteiros de obra do Programa Integrado Socioambiental (Pisa). O projeto tem como meta aumentar a capacidade de tratamento de esgoto de 27% para 77%.
Quem transita pela zona Sul percebe a movimentação de operários, máquinas e os materiais depositados próximo do antigo Estaleiro Só e do Hipódromo do Cristal. "Vejo os canteiros de obras pela janela da minha casa. Há placas pela Padre Cacique e Diário de Notícias. Acho que estão prestes a iniciar", comenta o jornalista Luiz Carlos Vaz.
"Já começaram", emenda o engenheiro Valdir Flores, coordenador de Projetos Especiais. Conforme ele, essas frentes receberam "ordem de início" para instalação dos emissários cloacais, tubulações para conduzir o esgoto ao tratamento na Serraria. "Nessa etapa serão colocados mais de mil metros de canos, uma parte terrestre e outra subaquática." A futura Estação de Bombeamento do Cristal terá um diferencial: sobre a obra será instalado mirante com vista para o Guaíba.
(Por LUIZ SÉRGIO DIBE, Correio do Povo, 29/03/2010)