Nessa semana iniciou a instalação de microaçudes em Passo do Sobrado. Ao todo serão 12 produtores rurais contemplados pelo programa Pró-Irrigação RS, que tem por objetivo reduzir os efeitos da estiagem no campo. Pelo programa, o governo do Estado arca com até 80% dos custos na instalação de microaçudes, cisternas e barragens. Os projetos técnicos são elaborados pela Emater/Ascar e pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Na primeira etapa, foram feitas 30 visitas em propriedades do município e elaborados 17 projetos, dos quais 14 foram encaminhados a Secretaria de Irrigação. Destes houve duas desistências. Conforme a engenheira agrônoma da Emater, Marinês Bock, 16 projetos, da segunda etapa do programa, estão em tramitação na Secretaria Estadual de Irrigação. “Acredito que nos próximos meses será realizada a licitação da empresa prestadora do serviço”, afirma Bock.
A primeira propriedade atendida pelo programa é a do agricultor Reni José de Carvalho, da localidade Capela dos Cunha. A instalação do microaçude de 0,5 hectare custou ao produtor R$ 1.129 mil. “Esse açude vai ajudar na lavoura de fumo, milho e também na pastagem para o gado”, conta.
Nesta sexta-feira, 26, o prefeito Caio Baierle, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Edemar de Azeredo e a engenheira agrônoma da Emater/Ascar, Marinês Bock, estiveram na propriedade para verificar a instalação do microaçude, que deve ficar pronto no sábado. Conforme o cronograma, após a localidade de Capela dos Cunha, serão instalados açudes em João Maura, Passo da Mangueira, sede do município e, por fim, Várzea dos Camargo.
(Gaz, 27/03/2010)