Representantes de 37 entidades do trade turístico porto-alegrense se reuniram ontem para debater as ações do setor, com ênfase no projeto de revitalização do Cais Mauá e na carta-consulta para buscar recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Para o prefeito José Fogaça, a cidade está experimentando um avanço na questão do cais, graças à "harmonia incrível com que o programa foi desenvolvido entre o governo do Estado e a prefeitura, além do fato de contar com o apoio dos diferentes setores e dos conselhos municipais".
Fogaça lembrou que agora a expectativa passa a ser a divulgação do edital, que deve atrair os investidores privados e que servirá para que a cidade conheça, realmente, aquilo que os empreendedores entendem ser factível dentro do projeto. Para Fogaça, outro aspecto positivo da atuação no setor de turismo foi a entrega da carta-consulta ao Ministério do Planejamento, buscando recursos para investir em infraestrutura na orla do Guaíba e em outros equipamentos públicos.
"Somos a primeira Capital do Sul a consolidar um plano estratégico de desenvolvimento turístico que possibilite buscar esses recursos de financiamento, que parte é a fundo perdido", destacou. O trade também acompanhou uma explanação do gerente executivo do programa de revitalização do Cais Mauá, Edemar Tutikian. Ele informou que a expectativa é de poder contar com a revisão da minuta do edital entregue à Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) ainda em abril. "Nosso desejo é poder lançar o edital em maio", afirmou.
(Correio do Povo, 26/03/2010)