O deputado Paulo Azeredo (PDT) comemora a liberação da queima dos galhos da acácia negra, através da portaria Nº017 de 23 de março de 2010, em conjunto com a SEMA/SEAPA, que regulariza a queima controlada nas plantações de acácia negra como medida fitossanitária do cascudo-serrador.
O deputado Paulo Azeredo e comissão do seu gabinete parlamentar percorreu, nos últimos meses, várias regiões do Estado atingidas pelo ataque do cascudo-serrador, reunindo agricultores e entidades representativas para debaterem os prejuízos que esta praga vem causando às florestas, buscando moção de apoio para encaminhar ao DEFAP, pedindo com urgência a liberação da queima.
Fogo na praga
O uso do fogo controlado nos galhos de acácia negra deverá ser comunicado previamente pelos agricultores às secretarias municipais de agricultura em formulário próprio, confirmando a operação, com indicação de data e local onde será realizado. Mais informações sobre a portaria, buscar junto às secretarias de Agricultura e Meio Ambiente de cada município.
(Pr Francis Maia, AL-RS, 25/03/2010)