Índia e Bangladesh brigavam por território, que acabou submerso após aumento do nível do mar
O aquecimento global pôs fim, quem diria, a uma disputa diplomática que se estendia por quase três décadas.
Desde os anos 80, Índia e Bangladesh disputavam a posse de uma ilha rochosa e inabitada na Baía de Bengala. A briga acabou: o aumento do nível do mar, supostamente causado pelo degelo resultante das mudanças climáticas, submergiu o pomo da discórdia. A ilha New Moore (ou Talpatti do Sul, para os bengalis), no arquipélago das Sunderbans, tinha 3,5 quilômetros de comprimento por 3 quilômetros de largura. Não havia estruturas permanentes erguidas, mas em 1981, em um gesto de desafio, militares indianos hastearam uma bandeira nacional no local.
Em 1996, outra ilha próxima – Lohachara – submergiu, forçando seus habitantes a mudar-se para o continente. Além disso, metade de uma terceira ilha, Ghoramara, também está debaixo d’água. Segundo os cientistas da Escola de Estudos Oceanográficos da Universidade Jadavpur, em Calcutá, houve uma aceleração alarmante no ritmo de aumento do nível do mar na Baía de Bengala durante a última década – de 3 para 5 milímetros anuais. Há pelo menos mais 10 ilhas em risco de submersão em Sunderbans, afirmou o oceanógrafo Sugata Hazra, professor da instituição.
Apesar do desaparecimento de New Moore, a demarcação da fronteira marítima, bem como a determinação de quem controla as ilhas restantes, permanece uma disputa em aberto.
(Zero Hora, 25/03/2010)