A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (24/3) projeto que obriga a utilização de bolsa coletora de fezes em cavalos que circulam em locais públicos da cidade. Conforme o projeto, considera-se bolsa coletora todo e qualquer recipiente capaz de armazenar os excrementos, com higiene e segurança, até seu destÌno final.
A proposta aprovada é de autoria do vereador Adeli Sell (PT) e tramita desde 2001 na Casa. Segundo ele, "Porto Alegre é conhecida local e nacionalmente como uma cidade com grande contingente de cavalos, em especial em suas ruas, puxando carroças, que são utilizadas para recolher lixo reciclável e outras cargas. É muito comum, por isso, encontrar fezes de cavalos nas ruas, que, além da sujeira e do mau cheiro, possibilitam criar focos de transmissão de doenças."
A proposta deixa livre da exigência manifestações culturais, eventos e comemorações realizadas com particìpação de cavaleiros, ficando a limpeza dos logradouros públicos utìlizados nestes eventos sob a responsabilidade dos organizadores, sob pena de aplicação de multa.
Já a multa prevista para quem não utilizar a bolsa ou não recolher as fezes dos animais após os eventos é de 100 Unidades Financeiras do Município (UFMs), cerca de R$ 246,00 (uma UFM vale hoje R$ 2,46).
(Por Marco Aurélio Marocco, Ascom Câmara Municipal de Porto Alegre, 24/03/2010)