Estudantes de escolas do Rio Grande saíram às ruas ontem, 22, para chamar a atenção e comemorar o Dia Mundial da Água. As ações buscaram alertar a população sobre o desperdício do precioso líquido.
Cerca de 200 alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Barão de Cerro Largo realizaram uma caminhada no canalete da rua Major Carlos Pinto com cartazes e faixas com a Declaração Universal dos Direitos da Água e também com dizeres sobre a importância da água para a vida humana. O grupo também entregou folderes para comunidade. A diretora da escola, Alzira Paiva, afirma que a atividade buscou alertar que depende do cuidado de todos para que tenhamos água no futuro. Neste ano, a escola está trabalhando com os estudantes sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, e, no primeiro semestre, o tema escolhido foi a água.
A aluna do 4º ano, Fernanda Ferreira Ancel, de oito anos, afirma que participou da caminhada para mostrar o quanto é importante preservar a água. “Nós precisamos da água para sobreviver e ela faz parte do nosso planeta. Por isso, não devemos poluir os rios e temos que economizar para que, no futuro, as pessoas ainda tenham água”, diz.
Escola Hebe Marsiglia
Os estudantes de 5ª a 8ª série da Escola Hebe Marsiglia (Hema) também organizaram uma atividade de alerta para o uso racional da água. Com o auxílio da Brigada Militar, na manhã de ontem, eles entregaram aos motoristas que passavam em frente a escola, situada na rua Duque de Caxias, panfletos com informações sobre a Declaração Universal dos Direitos da Água, cujo lema é “Tenha um pingo de respeito”, entre outras informações. A iniciativa busca que as pessoas realizem uma reflexão sobre o futuro do planeta Terra.
(Por Melina Brum Cezar, Jornal Agora, 23/03/2010)