Desenvolvido pela Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia), com consultoria da empresa Max Ambiental, o programa Energia Verde em Harmonia Ambiental concedeu, na última terça-feira, o selo Carbono Neutro à Câmara de Vereadores de Teutônia, a primeira do país a neutralizar emissões de gases de efeito estufa, a principal causa do aquecimento global, por meio do plantio de árvores.
Responsabilidade
O presidente do Legislativo teutoniense, vereador Evandro Biondo, considera o recebimento do selo importante, por simbolizar que a entidade está agindo em favor da natureza. “A questão ambiental é uma responsabilidade de todos. E como representantes da população, devemos fazer a nossa parte. Não só com o plantio de árvores para compensação dos gases, mas também por uma série de ações que serão desencadeadas a partir daí”, afirma.
Biondo diz que a ação estimula toda sociedade a também se comprometer com a preservação do meio ambiente. “Como professor de Ciências, sentimos nos questionamentos dos jovens a necessidade de maior participação de empresas, indústrias e órgãos públicos”, relata.
Pioneirismo
O engenheiro agrônomo Ricardo Jasper, coordenador ambiental da Certel, enaltece o pioneirismo do Legislativo de Teutônia, que serve de modelo à sociedade. “Esse programa complementa as diversas ações ambientais promovidas pela cooperativa desde 1985. É uma oportunidade para que mais entidades demonstrem sua responsabilidade socioambiental”, avalia.
Contribuição
O vereador ressalta a contribuição socioambiental da Certel ao promover mais essa campanha. “Recordo-me de 1985, quando frequentava a 5ª série da Escola Gomes Freire de Andrade e participava do Projeto Verde nas Escolas. Mais recentemente, participei do Projeto Raízes, que igualmente trabalhou a conscientização e o plantio de mudas com estudantes e comunidade regional. Que a cooperativa continue esse trabalho e engaje mais entidades”, menciona.
União de esforços
Segundo o prefeito de Teutônia Renato Airton Altmann, a atitude da Câmara de Vereadores se soma ao que já fizeram Teutônia e Westfália, primeiros municípios brasileiros a neutralizar suas emissões, também agraciados com o selo Carbono Neutro. “A união de esforços entre instituições públicas e privadas pode fazer a diferença no tocante à preservação ambiental, principalmente, ao sensibilizar a população”, sublinha.
Mobilização
Para o diretor da Max Ambiental, Eduardo Petit, que veio de São Paulo especialmente para prestigiar a entrega do selo, o exemplo do Poder Legislativo teutoniense comprova o novo posicionamento que os órgãos públicos devem ter em relação à natureza. “A iniciativa da Certel é digna de reconhecimento nacional e até mundial. O poder de mobilização da cooperativa com empresas e entidades públicas é algo muito raro e exemplar. Os vereadores teutonienses são um exemplo a ser seguido”, assinala.
Necessidade
O presidente da Certel, Egon Édio Hoerlle, cumprimentou a Casa Legislativa pelo ato de nobreza e consciência de agir em prol da natureza. “É um momento feliz, pois, ao plantar e cultivar árvores, os vereadores adotam uma postura que merece ser aplaudida. Que sejam porta-vozes e convençam as pessoas de que preservar o meio ambiente não é utopia, mas uma real necessidade de garantir um planeta mais limpo e saudável para as futuras gerações”, relata.
(O Informativo do Vale, 22/03/2010)