Dmae promoveu atividades na Redenção em comemoração à data mundial
Porto Alegre tem 100% do abastecimento de água tratada, com ISO 9001, e 85% da população dispõe do serviço de coleta de esgoto. A capacidade de tratamento de esgotos atende a 27% da população. Atualmente, o índice de perdas de água está em 28,56% e 475 mil metros cúbicos são tratados por dia.
O superintendente de Operações do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Luiz Fernando Souto, afirmou que Porto Alegre tem um manancial inesgotável, pois a vazão do Guaíba é de 1,4 mil metros cúbicos por segundo e a captação é de 6 metros cúbicos por segundo. Porém, alertou que a qualidade poderia ser melhor se a população da Bacia Hidrográfica do Delta do Jacuí não jogasse tanto lixo nos arroios e rios que deságuam no Guaíba. Com o Programa Integrado Socioambiental, prevê melhoria na balneabilidade do Guaíba e a qualidade da água para captação.
"A conscientização da população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos será o alvo da campanha do Dmae hoje, Dia Mundial da Água. Inclui blitze nas sinaleiras das esquinas da 24 de Outubro com Dr. Valle, Cristóvão Colombo com Ramiro Barcellos, Padre Cacique (em frente ao Beira-Rio) e Ipiranga com Silva Só.
O objetivo é destacar os benefícios do consumo da água da torneira. Entre os argumentos estão a economia, a qualidade e a sustentabilidade. A programação que marca o Dia Mundial da Água - criado pela ONU em 22 de março de 1992 - começou ontem no Brique da Redenção, onde o Dmae apresentou ao frequentadores os programas Água Certa, Esgoto Certo e Educação Ambiental, desenvolvidos pela prefeitura. Os porto-alegrenses tiveram acesso a serviços comerciais como segunda via de conta e consulta de dados, além de assistirem à apresentação do Coro de Servidores do Dmae e da esquete teatral "Os Superamigos da Água". O Dmae também distribuiu gratuitamente a todos os que visitaram o estande montado junto ao Monumento do Expedicionário a água potável que sai das torneiras em toda a cidade.
(Correio do Povo, 22/03/2010)