O Governo do Estado, por intermédio da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler ¿ Fepam vai implementar plano integrado para a redução dos impacto dos poluentes atmosféricos. Para tanto, vai firmar no próximo dia 23 às 10:30 min, na sala 1108 ¿ auditório da Sema/Fepam (Rua Carlos Chagas, 55 ¿ 11º andar) um convênio de cooperação inédito no país com o governo francês, através da Agência de Meio Ambiente e Gestão de Energia francesa ¿ ADEME, já que o projeto gaúcho foi o único brasileiro aprovado.
O convênio, a ser assinado pelo secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado e pela presidente da Fepam, Regina Telli, prevê plano integrado de ação para a redução das emissões dos gases que contribuem para o efeito estuda, através de visão e desenvolvimento organizado das energias renováveis no Estado.
Para tanto, será elaborado um Plano Clima para todo o Estado do Rio Grande do Sul e um Plano de Gestão da Qualidade do Ar para a região metropolitana de Porto Alegre. Neste sentido, técnicos franceses já se encontram trabalhando desde a semana passada na Fepam, elaborando os estudos iniciais para a construção do plano integrado.
A parceria com o governo francês através da ADEME frutificou após a participação da Fepam na 23ª Feira Internacional de Equipamentos, Tecnologias e Serviços de Meio Ambiente ¿ Pollutec, realizada em dezembro de 2008 em Lyon, na França. Em 2009 os contatos avançaram, por intermédio da assessora da presidência da Fepam, Maria Elisa Santos Rosa, visando a assistência técnica e financeira com a França para a realização deste estudo para o Estado do Rio Grande do Sul, que se concretiza agora, com a transferência da metologia de Balanço de Carbono e Plano Climático em um prazo de 16 meses. Os recursos virão do Fasep, fundo francês para o meio ambiente.
Integram a equipe os franceses Olivier Decherf, diretor da Enviroconsult; Etienne Vernet, encarregado do projeto para Voltalia e especialista em energias renováveis; Léo Genni, coordenador do projeto na França e Charlotte Raymond, coordenadora do projeto no Brasil, que residirá até o fim do projeto.
A equipe está acompanhada por Mario Saffer, diretor da Engebio, co-responsável na coordenação e consultor do plano no Estado. Esta primeira turma permanecerá no Rio Grande do Sul até o dia 26 de março, com exceção de Charlotte. No dia 23 chegam os especialistas em qualidade do ar Marion Thioll e Benoit Bulliot, que permanecerão no Estado até o dia seis de abril.
(Fepam, 19/03/2010)