Nesta terça-feira (23) e na quarta-feira (24) , às 19 horas, no auditório da Câmara de Comércio, haverá audiências públicas coordenadas pela Fepam para apresentação dos estudos para o licenciamento ambiental do Estaleiro Rio Grande (Wilson Sons Comércio, Indústria e Agência de Navegação Ltda.) e do Estaleiro Rio Grande 2 (ERG 2) da empresa WTorre Óleo e Gás Construções Navais SA.
No que se refere ao licenciamento do Estaleiro Rio Grande, que terá seu estudo de impacto ambiental apresentado no dia 23, deverão ser produzidas embarcações de apoio à exploração de petróleo e gás, além de rebocadores portuários e oceânicos. O terreno para a construção do estaleiro, que vai gerar cerca de 400 empregos diretos e 1,2 mil indiretos, terá uma área de aproximadamente 125 mil metros quadrados. O investimento da empresa é de US $ 60 milhões.
Já no caso do empreendimento da WTorre, que terá o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental com Relatório de Impacto Ambietal) apresentado no dia 24 relativo ao ERG 2, será desenvolvida a construção de navios supply boat (destinados à prospecção e produção de petróleo e gás) e de embarcações convencionais para o transporte de minérios. Os investimentos no porto de Rio Grande são da ordem de R$ 1,2 bilhão.
(Fepam, 19/03/2010)