O secretário estadual do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado, fez a entrega, nesta quinta-feira (18), no município de Sarandi, de 80 mil mudas de árvores de um lote de 480 mil que será repassado para a Associação dos Municípios da Zona de Produção (Amzop). O repasse integra o Projeto Árvore é Vida, idealizado pela diretoria de Meio Ambiente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais da BPW Porto Alegre e encampado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). A cerimônia foi realizada na sede da Cooperativa Tritícola Sarandi Ltda (Cotrisal).
O Projeto Árvore é Vida foi criado com o objetivo de recompor as matas ciliares e as áreas degradadas do Rio Grande do Sul. Com este convênio firmado entre a Sema e a Amzop, que congrega 44 municípios, o projeto ultrapassou a meta inicial de plantar um milhão de mudas até abril desde ano. A Sema firmará agora convênios com a Fetag, com a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) e com outras associações de municípios que pretendem recompor as matas ciliares e áreas degradadas de seus municípios associados. Com isso, a Secretaria pretende atingir a meta de plantar dois milhões de mudas até o final deste ano.
De acordo com Berfran, projetos como o Árvore é Vida une todos os setores da sociedade e o governo do Estado - que é parceiro da iniciativa desde seu lançamento -, além de incentivar os municípios e outras entidades a aderir à ação. “É dever do poder público alcançar condições para que as comunidades se integrem às ações de proteção e conservação ambiental. Foi o que a Sema fez ao encampar o projeto da BPW, doando as mudas que estão recuperando centenas de áreas que estavam degradas no Rio Grande do Sul”, enfatizou.
A cerimônia contou com as presenças do vice-presidente da Cotrisal, João Carlos Shimi; do diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema, Rafael Ferreira; do chefe da Divisão de Unidades de Conservação da Sema, Luiz Alberto Mendonça; do coordenador do Projeto Árvore é Vida, Nelson Nicolodi; do prefeito de Sarandi, Leonir Cardozo; do presidente da Amzop, o prefeito de Novo Barreiro, Flávio José Smaniotto, além de dezenas de prefeitos e secretários da Agricultura e Meio Ambiente de municípios da região.
(Sema, 19/03/2010)