A população de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue), transmissores do vírus da raiva, tem preocupado os moradores da área rural de Porto Alegre. Os animais se concentram principalmente em áreas da zona Sul.
Conforme o Sindicato Rural, cerca de 60 bovinos morreram em 2009 com suspeita de terem sido mordidos pelos transmissores do vírus. Até o final do mês, a entidade deve iniciar vacinação de rebanhos contra a doença. Entre os principais pontos onde há os transmissores, estão o Morro São Pedro, o Parque de Itapuã (em Viamão) e as reservas do Lami, disse o presidente da entidade, Cléber Vieira.
Conforme o veterinário da Coordenadoria Geral de Vigilância Sanitária (CGVS) do município, José Carlos Sangiovanni, os ataques a bovinos no ano passado foram atípicos. Foram encontrados 16 focos. Neste ano, não foi localizado nenhum. Em 2009, foram 71 amostras e três deram resultado positivo em relação a raiva. A CGVS aconselha a vacinação dos animais contra raiva, principalmente os domésticos. Na Capital, desde 1981 não são registrados casos em cães. Em humanos, não há registros desde 1978.
(Correio do Povo, 19/03/2010)