Diminuiu o nível de poluição do Rio dos Sinos. Essa foi a avaliação feita ontem, Dia Estadual do Rio dos Sinos, pelos departamentos vinculados ao seu monitoramento. "Com o trabalho ampliado de preservação e fiscalização desenvolvido nos últimos anos, projetamos que até 2012 haverá um novo cenário da região", previu o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), Sílvio Klein.
Conforme explicou Klein, o principal trabalho realizado atualmente é voltado para a recuperação da mata ciliar, que ocupa as margens do rio. Assim, existem ações desenvolvidas com o apoio de diversas entidades, ligadas aos governos estadual e municipal e também à comunidade e à iniciativa privada.
Entre as vitórias obtidas pelo Comitesinos, Klein apontou os projetos de educação ambiental e de pesquisa. "Conseguimos ampliar a conscientização da comunidade sobre a necessidade de cuidar do rio, que estava em uma situação cada vez mais crítica e degradante devido ao nível de poluição", afirmou ele, lembrando que o Comitesinos completou ontem 22 anos de atuação.
Segundo observou o diretor de recursos hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Paulo Renato Paim, a redução da poluição do Rio dos Sinos é resultado, principalmente, do envolvimento e da pressão exercida pela comunidade. Além disso, Paim acrescentou que o Comitesinos permitiu uma análise mais ampla dos agentes que influenciam na poluição. Mesmo assim, o diretor de recursos hídricos destacou que ainda existem barreiras que precisam ser superadas para que se avance no processo de recuperação do Sinos.
(Por MAUREN XAVIER, Correio do Povo, 18/03/2010)