A Comissão de Desenvolvimento Urbano vai realizar seminário sobre construções sustentáveis, com a participação da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O evento proposto pelos deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Zezéu Ribeiro (PT-BA) ainda não tem data marcada.
Segundo os deputados, a realização do seminário visa apresentar a importância de soluções de arquitetura e urbanismo para a redução de custos e impactos nas obras e a busca pelo aumento da sustentabilidade dos ambientes construídos. “Queremos possibilitar a adoção de políticas públicas para incentivar a implementação de projetos sustentáveis, que trazem benefícios à sociedade. Além disso, é preciso combater o desperdício e promover o uso racional dos recursos naturais renováveis”, acrescentou Ribeiro.
Menor uso de energia
Os parlamentares assinalam que as obras mais eficientes causam menos impactos na construção e menor uso de energia, além de contribuírem para uma vida em sociedade melhor. Teixeira e Ribeiro também lembram que o Brasil é protagonista na geração de energia sustentável e que esse fato servirá de vitrine para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas. “Os conceitos de arquitetura sustentável desenvolvidos pelo País podem ser aplicados nas construções das vilas olímpicas e novos hotéis para os turistas”, disseram.
(Agência Câmara, 17/03/2010)