Afirmação está no novo relatório conjunto da OMS e Unicef, que alertam que apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito na área de saneamento básico; a cada ano, a falta de higiene mata 1,5 milhão de crianças menores de cinco anos de idade
Quase seis bilhões de pessoas usam fontes seguras de água potável, representando 87% da população mundial, demonstrando que o planeta está no caminho certo para cumprir a Meta do Milênio sobre o acesso à água.
A afirmação faz parte de um novo relatório conjunto da Organização Mundial da Saúde, OMS e do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, divulgado nesta segunda-feira em Genebra.
Saneamento
"Progressos sobre Saneamento e Água Potável-2010" indica, contudo, que ainda há muito a ser feito no que diz respeito ao cumprimento da meta sobre saneamento. Quase 40% da população mundial, 2,6 bilhões de pessoas, não tem acesso a instalações sanitárias adequadas.
O estudo ressalta que a comunidade internacional não vai conseguir alcançar até 2015 a meta sobre saneamento básico para cerca de um bilhão de pessoas. Por outro lado, o relatório da ONU aponta um declínio na defecação ao ar livre, um dos maiores riscos ao saneamento. A prática caiu de 25% em 1990 para 17% em 2008.
Áreas Rurais
Segundo a OMS e o Unicef, apesar da população mundial estar quase igualmente dividida nas áreas urbanas e rurais, a maioria das pessoas sem acesso a água potável e saneamento vive no campo. A cada ano, a falta de higiene e acesso a água mata cerca de 1,5 milhão de crianças com menos de cinco anos de idade.
(Por Carlos Araújo, Rádio ONU, Carbono Brasil, 16/03/2010)