A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) promove, na noite desta terça-feira (16), audiência pública no auditório da Câmara de Comércio de Rio Grande, a partir das 19 horas, para o licenciamento ambiental da Unidade de Armazenamento, Ensaque e Expedição de Matérias Primas Sólidas da empresa Bunge Fertilizantes S/A. Na noite de segunda-feira (15), no mesmo local, foi realizada a audiência pública do Estudo de Impacto Ambiental com Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) para a construção do pier do Terminal de Fertilizantes da mesma empresa.
A nova unidade de armazenamento, que ocupará uma área de 31,9 hectares, é a segunda especializada na movimentação de insumos usados na produção de adubos. Para o pier graneleiro está prevista a instalação de um guindaste com capacidade para 1,2 mil toneladas por hora, e correias transportadoras com sistema de proteção. O pier terá 232 metros de extensão, permitindo atraque de navios com até 75 mil toneladas.
Com o novo terminal, o porto de Rio Grande passará a contar com nove terminais especializados: Tecon, Termasa, Tergrasa, Bianchini, Bunge Alimentos, Yara Brasil, Transpetro, Copesul e Bunge Fertilizantes. Além desse projeto, ainda há previsão de o do porto abrigar em sua área mais três novos terminais.
As equipes do licenciamento ambiental do pier e da nova unidade de armazenamento são coordenadas pela técnica da Fepam, engenheira química Carmem Níquel. Além dela, participam da equipe os seguintes técnicos da Fepam: eng. Química Angela Schunemann, eng. Civil Rafael Volquind, bióloga Cleonice Karzmirczak, geóloga Scheila Cristina Huber e eng civil Clarice da Costa Trindade, além das técnicas do Ibama, oceanógrafa Jaqueline Madruga e bióloga Carmem Herkenhoff. A coordenação das audiências públicas é do químico Mauro Moura, com a participação da geógrafa Carmem Franco.
Após as audiências públicas, que constituem uma das partes do licenciamento ambiental, a Fepam tem três meses para responder à solicitação do empreendedor. O objetivo da apresentação do EIA-RIMA é subsidiar a tomada de decisão no licenciamento
Na quinta-feira (18), em Nova Santa Rita, a partir das 18 horas, na Escola Municial de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia (Estrada do Passito, s/n), acontecerá audiência ambiental sobre o licenciamento ambiental da Central de Recebimento e Destinação de Resíduos Sólidos Industriais, empreendimento da Multti Serviços Tecnologias Ambiental Ltda. Cópias do EIA-RIMA estão na Biblioteca da Fepam e na Prefeitura de Nova Santa Rita.
Em Rio Grande, dia 23, às 19 horas, no auditório da Câmara de Comércio, haverá audiência pública referente ao licenciamento ambiental do Estaleiro Rio Grande (Wilson Sons Comércio, Indústria e Agência de Navegação Ltda.) E dia 24, no mesmo local, está programada a audiência sobre o Estaleiro Rio Grande 2 (ERG 2) da empresa WTorre Óleo e Gás Construções Navais SA.
(Sema, 16/03/2010)