Cerca de 300 atingidos por barragens estão mobilizados em duas regiões de Minas Gerais, nas barragens de Aimorés e Fumaça, no leste do estado e na zona da mata. As ações fazem parte da jornada nacional de lutas do Dia Internacional de Lutas contra as barragens, comemorado no dia 14 de março.
Os dois acampamentos iniciaram ontem (14) e seguem durante toda esta semana. Com a mobilização, os atingidos estarão cobrando a garantia de seus direitos, como reestruturação das comunidades atingidas e reassentamento. Durante os dias, os manifestantes também estarão fazendo atividades de formação e grandes assembléias para debater sobre os pontos de reivindicação. Está prevista a chegada de novas caravanas de atingidos por barragens para os dois acampamentos durante a semana.
Na semana passada, dia 10 de março, o MAB esteve reunido com o INCRA para cobrar o reassentamento das famílias que ficaram sem terra. "Somos 1900 famílias de atingidos sem terra no estado, e saímos da reunião com o compromisso do INCRA de que nas semanas de 8 a 15 de abril, eles estarão fazendo o cadastramento dessas famílias para iniciar o processo de reassentamento", disse Claret Fernandes, coordenador do MAB na região.
(Adital, 16/03/2010)