O plantio de cinco mil mudas de árvores nativas e frutíferas para neutralizar as emissões de carbono causadas na realização do 1º Ecomma/RS (Encontro dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do RS) terá início nesta semana. O evento, promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Famurs, reuniu cerca de 600 participantes nos dias 11, 12 e 13 de março, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. As mudas de árvores, doadas pela Sema, servirão para revitalizar a Praça das Flores, no centro da cidade de Nova Petrópolis e para a criação de uma nova praça e de novas áreas verdes no município. O projeto com o cálculo das emissões de carbono para o 1º Ecomma/RS foi oferecido gratuitamente para a Sema pela empresa de consultoria Logos Ambiental.
Chamou a atenção dos organizadores do evento o grande interesse da platéia em fazer perguntas aos palestrantes, o que acabou provocando a alteração de alguns horários das palestras. Para a coordenadora do 1º Ecomma/RS, a assessora técnica da Sema, Ana Cruzat, o evento teve seu objetivo cumprido. “O apoio da prefeitura de Nova Petrópolis, que disponibilizou toda a infraestrutura do Centro de Eventos e sua equipe de servidores, foi fundamental para a realização do evento”, disse Ana. Durante três dias, conselheiros de todas as regiões do Estado tiveram a oportunidade de revisar padrões de produção e consumo e discutir a adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental através da troca de informações com especialistas da área. “Foi gratrificante assistir a uma platéia tão interessada e participativa, com representantes dos mais diversos setores e regiões do Rio Grande do Sul, mostrando ser este o caminho para a formação de uma grande rede de sustentabilidade socioambiental no Estado, com os conselhos assumindo seu verdadeiro e importante papel dentro da gestão ambiental local”, afirmou Ana Cruzat. Os temas construções sustentáveis e a importância das licitações sustentáveis/compras verdes também tiveram destaque na programação.
A coordenadora do 1º Ecomma/RS enfatizou que além das palestras, os intervalos para os lanches também serviram para a troca de experiências entre os participantes do Ecomma, que teve seu momento lúdico com a apresentação de teatro “Ligadinhos na natureza”, com alunos do Colégio Cenecista Frederico Michaelsen. No sábado, a oficina sobre a elaboração do plano ambiental municipal reuniu diversos participantes. Funiber, Redesul, Polar, Cetric, Marcopolo, Randon, Piá, Tractebel Energia, Caixa RS, Dakota, Sicredi, Sindicato das Indústrias Químicas e Braskem foram as empresas que apoiaram o 1º Encontro dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do RS.
A partir do próximo mês, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente começa a elaborar o 2º Ecomma/RS. Conforme Ana Cruzat, serão realizadas reuniões prévias em cinco regiões do Estado para a preparação de um grande evento que ocorrerá em março de 2011.
(Sema, 15/03/2010)