A Secretaria da Saúde (SES) informou que o Rio Grande do Sul ultrapassou a marca de dois mil casos de dengue em 2010. A grande maioria deles registrados em Ijuí, na região Noroeste do Estado.
Apesar da quantidade alta, o secretário Osmar Terra diz que a situação está sob controle. Segundo ele, a epidemia está entrando em fase de declínio. “O número de notificações diárias em Ijuí era de cem. Há dois dias, esse total vem caindo e está perto de 70 por dia”, destacou Terra, em entrevista coletiva na sexta-feira.
Até ontem, a SES contabiliza um total de 2.151 notificações de dengue. Só na cidade de Ijuí são 1.820 casos (com 15 novas internações).
O titular da Saúde comentou ainda que a fase de redução do surto é fruto do bom trabalho que vem sendo realizado nos municípios infestados pelo mosquito transmissor. “O resultado do uso de inseticidas começa a aparecer sempre em torno de duas semanas e é isto que está acontecendo agora”, garante o secretário.
A SES anuncia que hoje será assinado um termo de compromisso para reabertura da Santa Casa de Santana do Livramento. O hospital é o único do município da Fronteira-Oeste a atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – 68 dos 118 leitos são para usuários do SUS. A instituição atende nas especialidades de clínica geral, ginecologia, pediatria, obstetrícia, psiquiatria e geriatria.
(JC-RS, 15/03/2010)