Preocupados em ajustar-se aos cuidados ambientais, produzindo de maneira sustentável, o setor da agricultura irrigada do RS assinou protocolo de intenções com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
O ato ocorreu na manhã desta sexta-feira (12), na secretaria, e contou com a presença do secretário Berfran Rosado – que liderou o processo –, da diretora-presidente da Fepam, Regina Telli, dos presidentes da Fetag, Elton Weber, e da Federarroz, Renato da Rocha, além de diretores da Farsul e do Irga. Com o documento, os produtores ratificam compromissos assumidos no Programa Estadual de Regularização da Agricultura Irrigada (Perai) de continuar evoluindo nos cuidados ambientais em suas lavouras.
Lançado há cinco anos, o programa termina a primeira fase com importantes avanços para os produtores e, sobretudo, para o ambiente, com a aplicação de boas práticas ambientais que garantiram produção com mais qualidade. A segunda etapa mostra a disposição do setor em seguir produzindo com sucesso e respeitando o regramento ambiental dos irrigantes. Assim, os produtores deverão, até o dia 31 de março, encaminhar suas solicitações de renovação das licenças de operação (LO) junto à Fepam, cabendo às entidades a orientação aos associados quanto aos procedimentos que devem ser adotados para a concessão das licenças ambientais.
O movimento é convergente à política do governo do Estado, que busca criar o cenário mais adequado à produção agrícola em harmonia com a proteção ambiental.
(Governo do RS, 12/03/2010)