Onze tigres siberianos, um dos animais mais ameaçados de extinção no planeta, morreram de fome em um zoológico chinês nos últimos três meses, denunciou hoje a agência oficial Xinhua. As mortes aconteceram perto do habitat natural da espécie, no zoo Vida Selvagem, em Shenyang, capital da província de Liaoning (nordeste do país).
Embora a causa da morte dos tigres ainda esteja sendo investigada, os tratadores disseram que, "provavelmente, os 11 animais morreram de inanição, e não por doença".
A notícia veio à tona menos de um mês depois de a China ter entrado no Ano do Tigre, que serviu para que organizações ambientalistas denunciassem tanto o risco de extinção do animal como as más condições em que vivem os animais mantidos em cativeiro.
Segundo alguns especialistas, muitos zoológicos chineses não têm a verba necessária para alimentar adequadamente os tigres que possuem. Isso, inclusive, contribuiu para o aumento do número de ataques a tratadores nos últimos anos.
A China é habitat natural de duas espécies de tigre: o de bengala e o siberiano. Ambos estão ameaçados de extinção, tanto dentro como fora do país.
(Folha Online, 11/03/2010)