Conselho Interacadêmico, IAC na sigla em inglês, foi designado para revisar os procedimentos do Painel Intergovernamental; Ban Ki-moon ressaltou que a ameaça representada pela mudança climática é real e nada do que foi alegado ou revelado pela mídia recentemente altera o consenso científico sobre o tema.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, Rajendra Pachauri, anunciaram que o órgão será submetido a análise. Ban disse que, apesar do pequeno número de erros no relatório do Painel divulgado em 2007, não há evidências concretas que desafiem as conclusões principais.
O documento do órgão revela que o aquecimento global está sendo impulsionado em grande parte pela atividade humana. O texto tem sido questionado após revelações de que continha erros, incluindo a taxa de derretimento das geleiras do Himalaia. Ban Ki-moon ressaltou que a ameaça representada pela mudança climática é real e nada do que foi alegado ou revelado pela mídia recentemente altera o consenso científico sobre o tema.
Ele afirmou que a necessidade de ação é ainda mais urgente, com transparência, rigor e objetividade para reduzir possibilidade de eventuais erros no futuro. Rajendra Pachauri reconheceu as críticas do relatório, mas disse que as conclusões da publicação permanecem robustas e estão além de qualquer dúvida razoável. O órgão está preparando o início dos trabalhos para um novo relatório, programado para terminar em 2014.
O Conselho Interacadêmico, IAC na sigla em inglês, foi designado para revisar os procedimentos do Painel Intergovernamental. É uma organização científica que reúne especialistas de todo o mundo, liderados por um especialista holandês e outro chinês. Segundo Ban Ki-moon, a análise de qualidade de dados, controle, erros e estratégias será realizada de maneira independente das Nações Unidas. A ONU irá financiar o empreendimento e um relatório final será encaminhado ao Secretário-Geral e ao Painel Intergovernamental.
(Por Daniela Traldi, Rádio ONU, EcoAgência, 12/03/2010)