A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) firmará convênio com cinco municípios da região do Vale dos Sinos para a implementação do Projeto Recomposição da Mata Ciliar da Bacia do Rio dos Sinos. O secretário Estadual do Meio Ambiente assinará compromisso na próxima segunda-feira (15) em Estância Velha e em São Leopoldo.
Já na quarta-feira (17), os convênios serão firmados nos municípios de Nova Hartz, Araricá e Sapiranga. O repasse para as prefeituras, que são responsáveis pela execução do projeto, totaliza R$ 154 mil, além de valores de contrapartida dos municípios. A Sema fiscalizará a realização do projeto e exigirá a prestação de contas dos convênios. Os valores a serem repassados são oriundos da Consulta Popular do Governo do Estado.
Os projetos que serão implantados no Rio dos Sinos prevêem o envolvimento, de forma voluntária, dos produtores rurais, moradores de áreas urbanas, empresas e administrações municipais na recuperação vegetal em áreas de margens em propriedades públicas ou privadas. Deverão ser formados corredores ecológicos que fornecerão alimento e abrigo às espécies de animais aquáticos e terrestres (como répteis, mamíferos e pássaros), além da qualificação do solo, controle de erosões, entre outros benefícios. Em todas as etapas do projeto haverá acompanhamento das escolas e da comunidade, no sentido de promover a conscientização ambiental e a parceria para a manutenção e monitoramento das mudas em crescimento.
A mata ciliar é importante para a conservação do curso d água evitando a erosão e assoreamento dos rios. Dentre suas finalidades está o escoamento das águas da chuva e a diminuição do pico dos períodos de cheia.
(Sema, 11/03/2010)