O Instituto Trata Brasil aderiu à campanha mundial A fila mais longa do mundo para ir ao banheiro e escolheu a comunidade de Vila Dique, em Porto Alegre, para sediar a única fila da América do Sul a participar da campanha. A fila da Vila Dique acontecerá no próximo dia 21 de Março, Domingo, as 14h00, na Avenida 2000 do Conjunto Habitacional Marcel Luís.
A campanha visa chamar a atenção da sociedade e de políticos do mundo todo para a crise mundial do saneamento: cerca de 2,5 bilhões de pessoas no mundo ainda não tem acesso a um serviço adequado de saneamento e cerca de quatro mil crianças menores de cinco anos morrem por dia por falta de banheiros e água.
A comunidade Vila Dique é também palco do Projeto Trata Brasil na Comunidade, que teve início em 2008 e cujo objetivo central é sensibilizar a comunidade local, estimada em 1,5 mil famílias, sobre as conseqüências da falta de saneamento na saúde, na educação e na renda. Além disso, o projeto visa manter a comunidade informada sobre os avanços das obras do Conjunto Habitacional Marcel Luis, provido de infraestrutura completa de serviços de saneamento, que receberá a comunidade até o final de 2010, em um movimento de reassentamento.
Além de atrair a atenção do mundo todo para o grave déficit de acesso ao saneamento básico, a campanha, resultado de um esforço conjunto do Conselho Colaborador de Abastecimento de Água e Saneamento e de duas organizações não governamentais, a Rede de Ação pela Água e a End Water Poverty, pretende quebrar o recorde Mundial do Guinness para a fila mais longa do mundo para ir ao banheiro. Ao todo, 60 países já aderiram à campanha.
Serviço:
A fila mais longa do mundo para ir ao banheiro
Comunidade Vila Dique Conjunto Habitacional Marcel Luís Avenida 2000, esquina com a Rua D.
Dia 21 de Março, Domingo, às 14h00
Sobre o Instituto Trata Brasil
O Instituto Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), iniciativa de responsabilidade socioambiental que visa a mobilização dos diversos segmentos da sociedade para garantir a universalização do saneamento no País.
Tem como proposta informar e sensibilizar a população sobre a importância e o direito de acesso à coleta e ao tratamento de esgoto e mobilizá-la a participar das decisões de planejamento em seu bairro e sua cidade; cobrar do poder público recursos para a universalização do saneamento; apoiar ações de melhoria da gestão em saneamento nos âmbitos municipal, estadual e federal; estimular a elaboração de projetos de saneamento e oferecer aos municípios consultoria para o desenvolvimento desses projetos, e incentivar o acompanhamento da liberação e da aplicação de recursos para obras.
Hoje, o Instituto conta com o apoio das empresas e entidades Amanco, Braskem, Solvay Indupa, Tigre, CAB Ambiental, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pastoral da Criança, Agencia Nacional de Águas (ANA), Instituto Brasil PNUMA, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), Medley e Instituto Coca-Cola. Visite o site www.tratabrasil.org.br
(Texto encaminhado por E-mail ao AmbienteJA, 12/03/2010)