O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, acompanhou ontem, dia 4, no município de Avaré, o início do trabalho de remoção de 250 toneladas de amianto, material de alto risco à saúde, considerado cancerígeno, das dependências da Auco Componentes Automobilísticos, antiga fábrica de pastilhas de freios automotivos, localizada à Rua Matilde Bannwart, n º 44, próximo à entrada do município.
A prefeitura de Avaré assinou o contrato para a remoção do produto perigoso no início de dezembro de 2009, em cerimônia que também contou com a presença de Graziano. O trabalho de remoção será realizado pela empresa WPA Ambiental, Indústria e Comércio Ltda., que transportará o amianto, abandonado no local há 12 anos, para um aterro sanitário licenciado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, em Tremembé.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Avaré, Mirthes Yara de Freitas Vieira, o processo contra o antigo proprietário da empresa se arrastou na Justiça durante muitos anos, o que dificultou a remoção desse lixo tóxico.
(Folha de Avare, 10/03/2010)