Especialistas angolanos e brasileiros estão a avaliar o potencial florestal da província do Huambo, com o objectivo de prepararem um projecto de produção de electricidade a partir da exploração de eucaliptos, informou terça-feira, o governador provincial, Faustino Muteka.
Ao falar num encontro com quadros do governo provincial e da administração doTchindjendje, Faustino Muteka afirmou que a partir do potencial do perímetro florestal de eucaliptos do Cuima (sudoeste da província) poder-se-á produzir cerca de 60 megawats de electricidade.
Segundo o governador, a produção de energia a partir do eucalipto, caso seja concretizada, aumentará progressivamente os índices de electrificação da região e marcará uma nova era na exploração e conservação dos perímetros florestais da província.
Neste momento decorrem trabalhos de reabilitação e reconversão da barragem do Ngove, situada a 120 quilómetros a sul da cidade do Huambo, um empreendimento, que segundo anunciou o governador Faustino Muteka, deverá gerar, ainda antes do final deste ano (primeira fase), cerca de 20 megawats de electricidade para a província.
O projecto, que inclui a instalação de três turbinas, permitirá, até meados de 2011, a produção de um total de 60 megawats de electricidade, 20 dos quais serão destinados a província vizinha do Bié.
Especialistas estimam que para a implementação do programa de desenvolvimento industrial do Huambo seja necessário o suporte da produção e distribuição de mais de 100 megawhats de electricidade.
(Portal Angop, 10/03/2010)