As superintendências regionais do Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre do Rio Grande do Sul (Dnit) e do Ibama realizaram na noite de ontem, na cidade de Arroio dos Ratos, uma audiência pública para discutir com a comunidade o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da duplicação da BR 290 entre os municípios de Eldorado do Sul e Pantano Grande.
De acordo com o superintendente do Dnit/RS, Vladimir Casa, a obra de duplicação entre os kms 112, 3 e 228 da rodovia deverá custar cerca de R$ 500 milhões. "Na audiência, apresentamos o projeto executivo da obra, que está em fase de conclusão, dependendo apenas da licença ambiental prévia do Ibama para ser concluído", destacou Casa.
A expectativa do Dnit é que o edital de licitação seja lançado ainda no primeiro semestre deste ano. A obra de duplicação da BR 290 deve durar pelo menos três anos. Pretende melhorar a ligação entre os países do Mercosul, além de aumentar a segurança em uma das rodovias mais perigosas do Estado.
(Correio do Povo, 10/03/2010)