(29214)
(13458)
(12648)
(10503)
(9080)
(5981)
(5047)
(4348)
(4172)
(3326)
(3249)
(2790)
(2388)
(2365)
celulose e papel eucalipto silvicultura
2010-03-10 | Tatianaf

No Brasil, as áreas de florestas plantadas acumularam em 2008 a marca de 6,5 milhões de hectares, 4,26 milhões só com eucalipto. O país possui ainda vantagens em relação aos seus concorrentes: no Brasil uma árvore de eucalipto leva 7 anos para chegar à idade de corte, já no Hemisfério Norte pode demorar entre 20 e 30 anos. Adicionalmente, a produtividade brasileira é superior, o que permitiu exportar no acumulado de 2008 US$ 6,8 bilhões de produtos florestais de áreas plantadas, como celulose, madeira serrada e compensados.

O excelente desempenho no setor florestal é fruto de nossas condições climáticas e da tecnologia desenvolvida pelas empresas e instituições de pesquisa do país. O Brasil é reconhecido mundialmente como um dos líderes no desenvolvimento e aplicação de inovações na área de genética e propagação florestal, notadamente de eucalipto. Uma árvore de crescimento rápido, ampla adaptabilidade e excelente madeira para vários fins industriais, aspectos que muito colaboram para o crescimento contínuo do número de produtores interessados em desenvolver seu cultivo.

Adicionalmente, o Brasil vem se consolidando com ganhos extraordinários em produtividade e qualidade das florestas industriais de eucalipto, por meio da aplicação dos princípios da genética quantitativa aliados a uma revolução nos procedimentos silviculturais, como para a clonagem em larga escala de árvores elite, a exemplo do projeto Genolyptus para mapeamento do genoma do gênero Eucalyptus.

O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Dário Grattapaglia, esclarece que se espera da genômica um salto equivalente que permitirá, por exemplo, a seleção precisa de clones elite em idade precoce com base na identificação direta da constituição genômica superior para características fisico-químicas da madeira. Isso porque plantações florestais de rápido crescimento constituem um recurso renovável para atender a demanda global crescente por produtos derivados de biomassa le-nhosa. “Nas próximas décadas, produtividades florestais crescentes e refinamentos na qualidade dos produtos de madeira por meio de melhoramento genético, tornar-se-ão cada vez mais estratégicos para os setores industriais de base florestal”, acre-dita o pesquisador.

Visão empreendedora
É por meio da clonagem que o Viveiro Campo Verde vem empreendendo o cultivar de mudas no município de Campo Verde (MT) e a implantação de florestas de eucalipto em estados como o Tocantins. Um negócio iniciado a partir da percepção do pro-blema vivenciado por produtores em não conseguir adquirir muda de qualidade, além de São Paulo e Paraná. Adicionalmente, é perceptível o crescimento contínuo da cultura em áreas onde há um menor volume de florestas plantadas, como as regiões Norte e Centro-Oeste. Um interessante mercado a ser explorado.

No Viveiro Campo Verde trabalha-se com três variedades: H13, I144 e GG100. A produção é iniciada no jardim clonal, onde são coletadas as mudas que, plantadas em estacas abastecidas de substrato (palha de arroz queimada, fibra de coco triturado e vermiculita), são encaminhadas posteriormente para a casa de vegetação. Uma estrutura que, ao concentrar calor (média de 34 ºC) e umidade (média de 95%), proporciona o ambiente ideal para que essas mudas criem raízes. Passados 15 dias, e depois de enraizadas, elas são direcionadas para a casa de sombra, onde passarão por um processo de adaptação ao receber 50% de sol e 50% de sombra. Após cinco dias, essas mudas passam pela última etapa antes de seguirem para o plantio: são colocadas a pleno sol durante cerca de 50 dias, e passam pela chamada etapa de rustificação, em que a muda é preparada fisiologicamente para o plantio.

Sistemas agrossilvipastoris
Já no intuito de propiciar uma ampliação sustentável do uso da terra, pesquisadores comprovam na prática as vantagens da sinergia entre a consorciação de culturas agrícolas e pastagens. Os sistemas mistos de exploração que incluem espécies florestais – em especial o eucalipto – permitem que o solo seja explorado de maneira mais vantajosa, melhorando o seu potencial produtivo e com retorno econômico mais interessante. São os chamados sistemas agrossilvipastoris: ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta).

Mais recentemente, a Embrapa Milho e Sorgo iniciou pesquisas sobre a ILPF. São vários os resultados apontados: melhoria dos ambientes físico, químico e biológico do solo; possibilidade de prosseguimento na produção de grãos ou pastagens com elevação do rendimento; a prática que contribui para ampliar a oferta de madeira com qualidade; e propicia a redução dos custos, devido à associação de atividades, gerando renda adicional aos proprietários e diminuindo a pressão sobre a vegetação nativa.

O sistema ILPF permite assim conciliar preservação ambiental com a ocupação produtiva da propriedade rural, sendo viável tanto em grandes como em pequenas propriedades rurais. E o melhor, contribuindo para obter maior lucratividade aliada à sustentabilidade e menor impacto ambiental. Os pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo e do WWF-Brasil elaboraram um estudo mostrando que, para cada hectare de pastagem degradada recuperado, é possível reduzir 1,8 hectare de desmatamento. Com isso, as árvores colhidas na ILPF, à medida que aumentam a oferta de madeira no mercado, contribuem para reduzir a pressão de desmatamento das florestas acompanhadas de queimadas.

Mercado
O eucalipto é plantado em mais de 100 países tropicais e sub-tropicais, e cumpre um papel essencial de floresta de substituição para a produção de papel, celulose, energia e madeira sólida de forma sustentável. Para Dário Grattapaglia, ainda existem muitos mitos equivocados sobre a planta: “O eu-calipto na verdade tem uma tripla função altamente benéfica para o meio ambiente: sequestra carbono da atmosfera, é fonte eficiente de produção de fibras e bioenergia e contribui para a recuperação de áreas degradadas”.

Equívocos à parte, o Brasil integra suas vantagens competitivas na cultura por meio de suas condições naturais favoráveis, conhecimentos científicos e capacidade empreendedora, o que resulta em um potencial altamente competitivo de crescimento. O Brasil é uma excelente opção para investimentos em ativos florestais, mas carece de políticas específicas para um maior desenvolvimento do setor e a-tração de mais e maiores investimentos. Isso porque ações adversas, como ampliação de restrições para a Reserva Legal e áreas de preservação permanente, acabam por comprometer a melhoria de importantes indicadores, tanto na eucaliptocultura quanto no setor de florestas plantadas como um todo.

No Brasil, segundo a ABRAF (Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas), o setor florestal tem se desenvolvido principalmente com base em investimentos diretos de origem doméstica, embora os investimentos de origem estrangeira venham apresentando crescimento. Para investimentos de curto prazo, a ABRAF espera que a crise financeira mundial não interrompa os investimentos previamente anunciados no setor florestal. Já para investimentos de médio e longo prazo, há a expectativa de implementação de mega-investimentos na silvicultura de florestas plantadas, em especial com eucalipto, e na indústria de base florestal nacional. Esta perspectiva promete elevar os níveis de produção, tanto nas florestas quanto nas transformações industriais, para patamares nunca antes observados.

Um estímulo a mais
A partir de 2006, a Reposição Florestal, criada por meio de um conjunto de ações que nasceram com o Código Florestal (lei de n. 4.771 de 15 de setembro de 1965), deixou de ser simplesmente um mecanismo de produção para sustentar as indústrias e passou a ser um mecanismo de compensação do volume extraído. Mas, como muitos exploradores não tem interesse em replantar o que consomem, ficam em débito com o meio ambiente e com a legislação à medida que extraem madeira. Logo, junto com a obrigatoriedade de replantar o que é consumido, surgiu no mercado uma atividade rentável para o produtor ou empresas que se interessam em plantar floresta: a comercialização do crédito de Reposição Florestal.

O engenheiro sanitarista-ambiental, José Ricardo Brito, explica que o processo de requerer esses créditos é burocrático e demanda ao produtor de eucalipto, por exemplo, a apresentação de documentos como licenciamento ambiental e escritura da propriedade. Exigências que, segundo ele, se apresentam como impasses, já que, em relação ao licenciamento ambiental, não são todas as propriedades que estão aptas a receber esses créditos depois do plantio. Mesmo porque, para obter uma licença ambiental é preciso primeiro reconhecer o título de propriedade da área por meio de um georreferenciamento. “Quando a propriedade já tem esse processo em andamento ou mesmo pronto, há facilidade de se conseguir esses créditos”, revela o engenheiro.

Já em relação às linhas de financiamento para o produtor interessado em iniciar o plantio de eucalipto, José Ricardo dá uma dica: “Hoje junto ao BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) existem algumas linhas de financiamento do Pacote de Desenvolvimento Sustentável para financiar não só o plantio de eucalipto, mas de biodigestores, cogeração de energia e usinas hidrelétricas (PCHs). Mas, em específico à área florestal, principalmente o Banco do Brasil possui uma linha que é a Linha Florestas, que no Mato Grosso é denominada MT Floresta, mas no Brasil inteiro há esse modal de financiamento. Os bancos que mais estão liberando financiamento nessa área são o Bradesco, o Banco da Amazônia e o Banco do Brasil. Procure o seu gerente e se oriente”. Então, mãos à obra!

Projeto Genolyptus
O ‘Genolyptus’ baseia-se na geração de recursos experimentais e bases de dados genômicos para descobrir, mapear, validar e entender a variação subjacente nos genes e regiões genômicas de importância econômica em Eucalyptus, com evidência no processo de desenvolvimento da madeira e resistência a doenças. Trabalho de mapeamento que, aliado à base de dados de sequenciamento, abre perspectivas concretas para a seleção direta de genes controladores das características de relevância silvicultural e industrial, com um impacto expressivo no processo industrial.

Iniciado em 2002, o ‘Genolyptus’ é uma parceria entre o governo federal, através do Ministério da Ciência e Tecnologia (FINEP- Fundo Setorial Verde Amarelo), o setor acadêmico representado por sete universidades e de pesquisa com diversas unidades da Embrapa, além do setor privado, atualmente, com 14 empresas florestais, 13 brasileiras e uma portuguesa.

Alerta
A recente identificação do percevejo bronzeado (Thaumastocoris peregrinus), inseto nativo da Austrália, em árvores de eucalipto próximo à rodovia BR-277, já no perímetro urbano de Curitiba (PR), levou órgãos, como a Embrapa Florestas, a emitir comunicados de alerta. Isso porque o inseto tem se dispersado rapidamente e pode causar danos em plantios de eucalipto, com reflexos importantes em uma cadeia produtiva responsável pela matéria-prima de diversas indústrias do país: papel e celulose, energia, serraria, entre outros.

O percevejo bronzeado é um inseto sugador que, com sua alimentação, prejudica a capacidade da árvore realizar fotossíntese. E mais, dependendo da densidade populacional, pode desfolhar de forma parcial ou total a árvore, com a possibilidade de levá-la à morte. As folhas ficam com aspecto bronzeado e, progressivamente, o sintoma afeta toda a copa.

Segundo o pesquisador da Embrapa Florestas, Leonardo Barbosa, “estudos sobre esta espécie ainda são bem recentes no Brasil. Os primeiros casos de infestação datam de 2008, no Rio Grande do Sul e São Paulo”. Países como África do Sul, Zimbábue, Argentina e Uruguai também já registraram incidência da praga. Só no Estado de São Paulo, mais de 40 municípios já detectaram o percevejo bronzeado, inclusive em locais com plantios de eucalipto com fins comerciais. E pesquisas indicam que a dispersão do inseto está seguindo o caminho das estradas por onde são transportadas as toras de eucalipto, possibilitando a ampliação do número de locais infestados.

No Brasil, as espécies mais atingidas são o Eucalyptus camaldulensis e os clones híbridos de Eucalyptus urograndis. Um projeto de amplitude nacional, coordenado pelo Ipef (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais), com a participação da FCA/Unesp, Esalq/USP, Embrapa Florestas e Embrapa Meio Ambiente, começa a estudar a dinâmica da praga e o desenvolvimento de estratégias para seu manejo integrado.(Fonte: Revista Produz, Ed. 43)

(Capital News, 09/03/2010)


desmatamento da amazônia (2116) emissões de gases-estufa (1872) emissões de co2 (1815) impactos mudança climática (1528) chuvas e inundações (1498) biocombustíveis (1416) direitos indígenas (1373) amazônia (1365) terras indígenas (1245) código florestal (1033) transgênicos (911) petrobras (908) desmatamento (906) cop/unfccc (891) etanol (891) hidrelétrica de belo monte (884) sustentabilidade (863) plano climático (836) mst (801) indústria do cigarro (752) extinção de espécies (740) hidrelétricas do rio madeira (727) celulose e papel (725) seca e estiagem (724) vazamento de petróleo (684) raposa serra do sol (683) gestão dos recursos hídricos (678) aracruz/vcp/fibria (678) silvicultura (675) impactos de hidrelétricas (673) gestão de resíduos (673) contaminação com agrotóxicos (627) educação e sustentabilidade (594) abastecimento de água (593) geração de energia (567) cvrd (563) tratamento de esgoto (561) passivos da mineração (555) política ambiental brasil (552) assentamentos reforma agrária (552) trabalho escravo (549) mata atlântica (537) biodiesel (527) conservação da biodiversidade (525) dengue (513) reservas brasileiras de petróleo (512) regularização fundiária (511) rio dos sinos (487) PAC (487) política ambiental dos eua (475) influenza gripe (472) incêndios florestais (471) plano diretor de porto alegre (466) conflito fundiário (452) cana-de-açúcar (451) agricultura familiar (447) transposição do são francisco (445) mercado de carbono (441) amianto (440) projeto orla do guaíba (436) sustentabilidade e capitalismo (429) eucalipto no pampa (427) emissões veiculares (422) zoneamento silvicultura (419) crueldade com animais (415) protocolo de kyoto (412) saúde pública (410) fontes alternativas (406) terremotos (406) agrotóxicos (398) demarcação de terras (394) segurança alimentar (388) exploração de petróleo (388) pesca industrial (388) danos ambientais (381) adaptação à mudança climática (379) passivos dos biocombustíveis (378) sacolas e embalagens plásticas (368) passivos de hidrelétricas (359) eucalipto (359)
- AmbienteJá desde 2001 -