Começou ontem a vacinação contra a Gripe A para indígenas, trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos nos trabalhos de prevenção e tratamento à pandemia. A imunização deste grupo será realizada até o dia 19. Esta é a primeira das cinco etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus H1N1, que ocorrerão simultaneamente em todo o Brasil. Em Porto Alegre, em torno de 30 mil vacinas estão chegando à rede de saúde para a primeira fase da imunização.
De acordo com a coordenadora da Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis de Notificação Compulsória da Secretaria Municipal de Saúde, Maria de Fátima de Bem, é muito importante que os trabalhadores da rede de atenção à saúde sejam vacinados antes de ocorrer uma epidemia, já que eles estão envolvidos na prevenção e notificação do vírus. "A vacina é apenas um dos instrumentos de prevenção à gripe, portanto, não garante 100% de imunização. Sendo assim, é fundamental que a população também mantenha as medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação", ressalta.
No Hospital de Clínicas, um dos maiores da Capital, a vacinação transcorreu tranquilamente. Não foram registradas grandes filas. Também não houve um número significativo de pessoas que não pertencem ao primeiro grupo querendo receber a vacina.
Os grupos prioritários foram definidos pelo Ministério da Saúde, que segue parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS). Cada uma das fases da estratégia de vacinação estará voltada a um público específico. No primeiro grupo serão imunizados aqueles que atuam na atenção básica, unidades de média e alta complexidade (hospitais que internam casos de H1N1), emergências, diagnóstico laboratorial e investigação epidemiológica de casos. O objetivo é garantir que estes profissionais, em torno de 137 mil, estejam protegidos ao atender aos casos suspeitos da doença. Os indígenas que vivem em aldeias, estimados em 20 mil, serão vacinados a partir da próxima segunda-feira, dia 15, pelos agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
O vírus da Gripe A já está presente em 213 países e territórios, de acordo com a OMS. A ação busca proteger os grupos mais vulneráveis, que têm mais chance de ter a doença respiratória e/ou complicações e morrer. No Estado, serão 5,5 milhões de pessoas, e a meta é vacinar no mínimo 80% delas. A partir do dia 22, mais de 60 mil postos de saúde espalhados por todo o País e 1,7 mil só no Rio Grande do Sul estarão abertos.
Desde ontem, é possível se cadastrar no site do Ministério da Saúde, informando a faixa etária, e pedir para ser avisado por e-mail da data de vacinação. Mais informações em http://portal.saude.gov.br.
Calendário de imunização
- Profissionais de saúde e indígenas - 8 a 19 de março
- Gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos - 22
de março a 2 de abril
- Jovens de 20 a 29 anos - 5 a 23 de abril
- Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas - 24 de abril a
7 de maio
- Pessoas de 30 a 39 anos - 10 a 21 de maio
(JC-RS, 09/03/2010)