Meteorologia alerta para risco de chuva forte, rajadas superiores a 70 km/h e ondas com 3,5 metros de altura no Litoral Norte
O ciclone em deslocamento sobre o mar deverá se aproximar um pouco mais hoje da costa gaúcha, trazendo ventos mais intensos do que o registrado ontem e o risco de temporais isolados ao longo do litoral.
Conforme a Somar Meteorologia, o vento chegou a cerca de 40 km/h ontem – velocidade considerada moderada e aquém das previsões iniciais.
A meteorologista da Somar Olívia Nunes avalia que o tempo deverá piorar um pouco mais hoje, já que o ciclone segue se deslocando em sentido Sudoeste sobre o alto-mar, encurtando a distância em relação à costa do Rio Grande do Sul. O principal resultado disso é a possibilidade de que os ventos superem os 70 km/h e a continuidade da agitação no mar.
– A chuva mais intensa deverá cair sobre o mar. Não deveremos ter chuva tão volumosa acompanhada de vento forte de maneira generalizada, mas existe o risco de temporais localizados ao longo do litoral gaúcho e de Santa Catarina – observa Olívia.
Alto-mar pode ter rajadas de até 110 km/h, diz meteorologia
A Central de Meteorologia avalia que os ventos mais fortes, de até 110 km/h, devem ficar localizados em alto-mar devido ao fato de o ciclone estar posicionado mais distante do continente do que antecipavam as expectativas mais pessimistas. Não estava descartada, porém, a possibilidade de que a temperatura do mar um pouco mais elevada do que o normal contribuísse para aumentar a força do ciclone e resultar em ventanias mais intensas do que o esperado.
Além do risco de temporais isolados na faixa Leste, com chance de grande volume de chuva, pode chover no eixo entre a Região Metropolitana e a Serra. O sistema que provoca o mau tempo sobre o Rio Grande do Sul deverá continuar a se deslocar em direção Sudoeste até amanhã. Na quinta feira, a expectativa é de que ele já dê uma guinada para Leste e se afaste em direção ao meio do Oceano – suspendendo o estado de alerta em que se mantêm gaúchos e catarinenses.
(Zero Hora, 09/03/2010)