O documento, assinado na última quarta-feira (3/3) durante a visita da secretária de Estado do governo americano, Hillary Clinton ao Brasil esta semana, reafirma as intenções dos dois países de continuar a promover a implementação da Convenção do Clima da ONU, unindo esforços para uma cooperação bilateral.
Embora não seja um acordo bilateral Brasil-EUA para enfrentar a mudança climática, o memorando de entendimento entre os dois países com vistas à cooperação no tema, assinado nesta quarta-feira, 3 de março, representa o primeiro passo nessa direção. O documento, uma carta de intenções, chancelado pela secretária de Estado do governo norte-americano, Hillary Clinton, durante sua visita ao País esta semana, e o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, tem como objetivo fortalecer e coordenar esforços para enfrentar efetivamente a mudança do clima, no contexto do crscimento econômico sustentável de baixo carbono.
Para isso, Brasil e Estados Unidos estabelecem um diálogo sobre o tema e se comprometem, entre outras coisas, a promover a cooperação em áreas relacionadas à capacitação, pesquisa, desenvolvimento, aplicação e disseminação de tecnologias. O memorando de entendimento passa a valer a partir de sua assinatura, em 3 de março, e fica em vigor pelo prazo de 10 anos.
(ISA, 05/03/2010)